Últimos dias para o MEI Transmitir a Declaração de Faturamento de 2021

A prefeitura através da Sala do Empreendedor de Santa Rosa, informa os Microempreendedores Individuais (MEIs) de que se encerra no dia 31 de maio de 2022, o prazo para transmissão da Declaração do exercício de 2021.

Todos os MEIs tem a obrigação de fazer anualmente a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN – SIMEI). Ela deve informar os valores totais das vendas/prestações de serviços que o empreendedor teve no ano anterior, mesmo que ainda não tenha recebido estes valores.

Conforme afirma Euclides Spies, coordenador da Sala do Empreendedor, “A declaração deve ser enviada por todos os MEIs que possuíam o CNPJ ativo por pelo menos 1 dia no ano de 2021 e mesmo que sua empresa não tenha tido faturamento durante o ano”. Empresas que realizaram a baixa de MEI no exercício de 2021, também necessitam fazer a entregar da declaração, para não ficar com pendências com a Receita Federal.

Atualmente o valor de faturamento de MEI é de R$ 81.000,00 e caso a empresa tenha extrapolado o limite permitido de faturamento, será preciso buscar o apoio de um(a) profissional de contabilidade e realizar seu desenquadramento do regime do MEI, pois a empresa passará automaticamente a recolher impostos como Simples Nacional. O boleto para pagamento da multa é gerado no momento da transmissão da declaração e pode ser impresso junto do recibo de entrega da DASN- SIMEI.

A declaração dos rendimentos deve ser realizada pelo site do simples nacional, sendo que o link está disponível no Portal da Sala do Empreendedor do Município de Santa Rosa –https://saladoempreendedor.santarosa.rs.gov.br/ ou também através do aplicativo disponível MEI do Governo Federal, disponível na PlayStore do seu celular.

Para as pessoas que tiverem alguma dificuldade e precisarem de auxilio, a Sala do Empreendedor realizará uma demonstração com auxílio na realização da Declaração no dia 20 de maio de 2022 às 9h horas no auditório do Palácio Municipal 14 de julho.