Mais uma ação do Programa Santa Rosa Empreendedora

O processo para abertura de empresas será de forma digital, com isso a redução no tempo para liberação da ação deverá ser de cerca de 70%.

A base do trabalho do Governo Anderson Mantei está na desburocratização. A intenção é conseguir agilizar cada vez mais os trabalhos na Prefeitura, baseados em processos padrões, para que o contribuinte possa dar andamento em suas demandas com mais agilidade e eficiência. Uma das mudanças previstas para isso é o processo digital para abertura de empresas. Essa é mais uma ação do Programa Santa Rosa Empreendedora.

O Secretário de Gestão, Ademir Rosa, está estruturando com uma equipe de servidores, um novo formato para o fluxo do processo. Com ele, será possível reduzir de 60 a 70 % do prazo necessário para abrir uma empresa. O fluxo do processo, para que seja mais rápido, está sendo avaliado e reestruturado, “Nesse formato vamos poder identificar onde o processo para, onde demora mais para liberação, e assim, através de indicadores, conseguiremos agilizar e padronizar ainda mais as ações”, destaca Ademir.

Na Rede Nacional de Simplificação de Registro de Empresa, hoje, todos os níveis já estão ligados e integrados ao mesmo modo. Dessa forma, com a digitalização na Prefeitura, tudo vai poder estar interligado com demais órgãos e departamentos. O prefeito Anderson destaca que a digitalização vai fazer com que o processo físico não exista mais, “Precisamos modernizar todos os setores e serviços, para que assim, possamos desburocratizar e dar mais agilidade nos processos, e por consequência, no desenvolvimento. Todos têm pressa, e nós também temos pressa para avançar com uma Santa Rosa ainda melhor”.

O processo para abertura de empresa não vai mais andar de um setor para o outro na prefeitura, ele vai estar tramitando paralelamente em todos setores envolvidos. Também será possível ter indicadores sobre a liberação para que o Governo possa avaliar a evolução constantemente e seguir avançando nessa área. O processo digital para abertura de empresa deve ter seu projeto piloto no próximo mês. Também será feita uma cartilha do novo processo que será encaminhada para os escritórios e para as pessoas que desejarem informações sobre o novo formato. Estão envolvidas nesse trabalho as Secretárias de Desenvolvimento Econômico, Gestão, Planejamento, Fazenda, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária.